GRUPO LOBO
http://lobo.fc.ul.pt/
O GRUPO LOBO, associação não governamental, independente e sem fins lucrativos, foi fundada em 1985 para trabalhar a favor da conservação do lobo e do seu ecossistema em Portugal. Actualmente conta com 1250 associados, nacionais e estrangeiros.
O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) foi criado em 1987 com o objectivo de providenciar um ambiente, em cativeiro, adequado para lobos que não possam viver em liberdade. (http://lobo.fc.ul.pt/)
Lobo Ibérico na Peninsula Iberica
Estima-se que na Península Ibérica, sobrevivam cerca de 2000 lobos, dos quais 300 em território português. Durante o século XIX os lobos eram numerosos em Portugal ocupando todo o território nacional. Contudo, já em 1910 era notório o seu declínio e apesar do actual estatuto de conservação do lobo, os estudos até agora realizados sugerem que a população lupina em Portugal continua em regressão, encontrando-se actualmente confinada à região fronteiriça dos distritos de Viana do Castelo e de Braga, à província de Trás-os-Montes e parte dos distritos de Aveiro, de Viseu e da Guarda. As causas do declínio do lobo são, fundamentalmente, a perseguição directa e o extermínio das suas presas selvagens - veado e corço. O declínio é actualmente agravado pela fragmentação e destruição do habitat e pelo aumento do número cães assilvestrados. (http://lobo.fc.ul.pt/)
Lobo ferido
Sem comentários:
Enviar um comentário